
O que é o vaginismo?
A dor na hora da relação sexual, causada muitas vezes pelo medo e estresse excessivo, é um problema que tem nome e afeta uma parte população feminina. Muitas vezes encarado como “frescura”, o vaginismo tem cura e é um problema que merece atenção.
Basicamente, o vaginismo é uma contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico da mulher, não permitindo a penetração vaginal durante o contato íntimo, ou a inserção de outros objetos, como absorvente interno ou outros objetos utilizados pelo ginecologista durante exames de rotina.
Essa alteração pode acontecer em qualquer fase da vida da mulher e pode ter causas físicas ou psicológicas, como por exemplo medo de engravidar, abuso sexual, doenças do trato urinário ou hemorroidas, por exemplo.
Quais são os sintomas do vaginismo?
Dor durante o contato íntimo
Contração ou ardência na vagina
Dificuldade ou impossibilidade de penetração durante o contato íntimo
Desconforto durante a realização de exames ginecológicos
Dificuldade de inserção de absorventes internos, coletor menstrual ou anel vagina
Quais são as causas do vaginismo?
- Medo da dor do contato íntimo;
- Memória de relações sexuais dolorosas no passado;
- Medo de engravidar;
- Ansiedade e estresse;
- Abuso sexual ou testemunho de abuso sexual;
- Doenças, como infecção urinária, endometriose ou tumores pélvicos;
- Trauma relacionado ao parto;
- Desconforto em relação ao contato íntimo;
- Atrofia genital na pós-menopausa;
- Hímen rígido;
- Septo vaginal;
- Hemorroidas.

Como é feito o tratamento para vaginismo?
O tratamento para o vaginismo depende de cada caso, mas em geral engloba exercícios de relaxamento da musculatura vaginal, além de técnicas de respiração, inserção de dilatadores vaginais e até mesmo psicoterapia. As principais especialidades que fazer parte do tratamento do vaginismo são a fisioterapia, psicologia e a ginecologia e que devem trabalhar em conjunto de maneira harmônica.
O tratamento do vaginismo tem por objetivo fazer com que mulher consiga relaxar a musculatura da vagina e dessensibilizar a questão da dor. Para este objetivo deve-se empregar uma equipe multidisciplinar, dependendo do motivo que pode ter originado o vaginismo. A mulher tem papel fundamental no seu tratamento e deve procurar conhecer melhor o seu corpo, aprender a se respeitar e conversar com seu parceiro ou parceira sobre seus limites.
Onde fazer o tratamento de vaginismo?
A Global exames possui os equipamentos e uma equipe altamente qualificada e experiente para a realização o tratamento de vaginismo, de todas as formas anteriormente citadas. Entre em contato e marque agora mesmo o seu tratamento de vaginismo.

Agende seu exame com a Global exames!
Faça seu agendamento ou tire suas dúvidas sobre outros assuntos pelos nossos canais de atendimento:
Para orçamento de exames, nos envie uma mensagem pelo whatsapp:
(11) 5128-8946